Dia do Trabalhador

No dia 27 de abril foi comemorado o Dia do Trabalho, pela AEE-DF e o Sinpaf, quando promoveram um happy hour. Música animada, petiscos e bebidas servidos à vontade e muita animação. Os presentes, além de acompanharem os jogos finais do Primeiro Campeonato de Futebol Society, puderam comemorar o dia do trabalho num ambiente carinhosamente preparado para receber torcedores, atletas, associados e convidados.

Muito chopp, comidinhas deliciosas, petiscos e bons papos aconteceram no evento, carinhosamente organizado pela AEE-DF e com o apoio do Sinpaf Seção Sindical Sede. Por que esta data? A data 1º de Maio foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.

Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos. É que, três anos antes, os americanos organizaram uma gigantesca campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1500 greves em todo o país.

Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia. Chicago se tornou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia. “A polícia reprimiu um movimento de forma violenta, ocasionando a morte de quatro operários’’.

Compartilhe: